Projeto Ilhabela

O Projeto Misto-Longitudinal de Crescimento, Desenvolvimento e Aptidão Física de Ilhabela que teve início em 1978, tem como objetivo estudar e acompanhar o crescimento, desenvolvimento e a aptidão física de escolares em região de baixo nível socioeconômico do litoral norte do estado de São Paulo.

O Projeto Misto Longitudinal de Crescimento e Desenvolvimento de Ilhabela, coordenado pelo Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (CELAFISCS) teve início em 1978 e de forma ininterrupta, realiza avaliação a cada semestre, nos meses de abril e outubro. Nesse período de 45 anos, 87 períodos de avaliações foram realizados, sendo o mais longínquo projeto de estudo em andamento no território nacional e na América Latina nesta área. Uma das características desse projeto é a utilização de instrumentos não sofisticados e de baixo custo, que facilitam a aplicação em grandes grupos, mas com graus adequados de validade, reprodutibilidade e objetividade.

Conhecido também como “Projeto Ilhabela” ou “Teste da Bicicleta”, é coordenado pelo médico ortopedista traumatologista e desportivo Prof. Dr. Victor Matsudo, tem como objetivo estudar e acompanhar o crescimento, desenvolvimento e a aptidão física de escolares em região de baixo nível socioeconômico, Inicialmente o propósito central era a medida do impacto da subnutrição na aptidão física, mas ao longo das décadas pode acompanhar a chamada transição epidemiológica, estando hoje muito atenta aos efeitos do excesso de peso e da obesidade. O projeto passou dos 40 anos realizando avaliações em crianças e adolescentes no município de Ilhabela. Os dados coletados nesta população resultaram em um grande impacto e reconhecimento da área de Ciências do Esporte no âmbito nacional e internacional.

Contribuiu também na criação de políticas públicas em prol da saúde da população no Município de Ilhabela/SP. Foram estabelecidas metas para implementar ações preventivas para saúde pública neste segmento populacional (Ferrari, GLM., et al 2013). Ao longo desses anos, diversas ações biológicas, sociais e culturais puderam ser realizadas como a readequação da merenda escolar na rede pública de Ilhabela, a doação de uma fanfarra, a cobertura da quadra de esportes, como a construção de uma ciclo-pedovia ao longo das praias centrais da ilha. O “Projeto Ilhabela” envolve além dos alunos, pais e responsáveis; professores das da Escola Municipal Eva Esperança (pioneira do projeto), Escola Municipal José Antônio Verzegnassi, Escola Estadual Agua Branca, como a Prefeitura Municipal de Ilhabela. Compreende ainda as diversas gerações de estagiários, monitores e instrutores do CELAFISCS.

TESTE DA BICICLETA

Estudo realizado há mais de 40 anos!

A família CELAFISCS agradece à todos os envolvidos neste Projeto Ilhabela e também os votos de estima e consideração pelo nosso trabalho!

Antropométricas

Peso, estatura, comprimento tronco-cefálico, diâmetros (epicôndilo umeral e epicôndilo femoral), circunferências de braço e perna e dobras cutâneas (bíceps, tríceps, subescapular, suprailíaca, abdominal, axilar média e panturrilha).

Metabólicas

A medida da potência aeróbica é feita pelo teste em bicicleta ergométrica e durante o teste é realizada a Percepção Subjetiva de Esforço pela Escala de Borg e de Cavasini.

Neuromotoras

Força muscular (pelo Teste de Impulsão Vertical com e sem auxílio de membros superiores, Teste de Impulsão Horizontal; Teste de Preensão Manual e Teste de Abdominais), Velocidade (Teste de Corrida de 50 metros), Flexibilidade (Teste de Sentar e Alcançar – Banco de Wells) e a Agilidade (Teste de “Shuttle-Run”).

Maturação Biológica

Maturação sexual (exame clínico dos pelos axilares, determinação da Idade de Menarca pelo método retrospectivo e a classificação de TANNER de desenvolvimento de genitais masculinos, mamas e pelos púbicos pelo método de autoavaliação criado por Sandra Matsudo, baseada em amostras da Ilhabela).

Nível de Atividade Física

Questionário Internacional (IPAQ) que teve sua validação no Brasil em parte feito em amostras da Ilhabela e acelerômetros (têm sido também usados em projetos mais específicos). Nível socioeconômico, educacional e nutricional. Todos determinados por questionários.

Nível socioeconômico, educacional e nutricional. Todos determinados por questionários.

Ao longo do projeto foi possível construir uma importante base de dados que resultou em diversos trabalhos com essa população.

Além dos trabalhos publicados em diversas revistas científicas nacionais e internacional, como apontados acima, também foi possível a apresentação de diversos estudos nos mais renomados congressos em diversas partes do mundo. Com essas produções citadas foi possível identificar tendências com o passar dos anos, importante para esclarecer as mudanças comportamentais que afetaram o crescimento e desenvolvimento desses escolares.

Reportagem sobre o projeto

O Projeto Misto-Longitudinal de Crescimento, Desenvolvimento e Aptidão Física de Ilhabela, aprovado em 2010 pelo Comitê de Ética da Universidade Federal de São Paulo sob o protocolo 0056/10, desenvolvido e coordenado pelo Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (CELAFISCS):

  • 45 anos (1978-2023)
  • 88 ciclos de avaliação
  • 3 dias por semestre
  • Em média: 550 avaliações/Ano
  • O banco de dados do projeto contabiliza mais de 18.000 avaliações
Horário de atendimento:
seg a sex | 8h00 as 17h30

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